Ex-presidiário foi morto a tiros em Venturosa

Rebeca Siqueira • 26 de janeiro de 2024

Compartilhar

Agreste Violento


Um ex-presidiário foi assassinado na noite desta quarta-feira (24) no Sítio Lagoa do Saco, zona rural do município de Venturosa, no Agreste de Pernambuco.


Damião Leonardo da Silva, 52 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo. Os possíveis autores do crime são dois homens avistados em uma moto em alta velocidade.


Segundo informações, a vítima havia cumprido pena pela prática de homicídio. O corpo foi periciado pelo Instituto de Criminalística e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.


A Delegacia de Venturosa está conduzindo as investigações do caso.


Por Rebeca Siqueira 23 de maio de 2025
TRE O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) informa o fechamento temporário do Cartório Eleitoral de Sertânia (62ª Zona Eleitoral), no período de 28 a 30 de maio. O fechamento se dará por ordem administrativa. Neste período, os eleitores poderão utilizar o Autoatendimento Eleitoral para acessar serviços on-line, como emissão de título e de certidões, pagamento de multas e alterações no cadastro eleitoral. Acesse aqui .
Por Rebeca Siqueira 23 de maio de 2025
TEA - AUTISMO (Roberto Dziura Jr/AEN-PR) Diário de PE Pernambuco é o oitavo estado brasileiro com o maior número de pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA), segundo resultados preliminares do Censo Demográfico 2022 divulgados, nesta sexta-feira (23), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) . Ao todo, o Estado contabiliza 105.852 pessoas com diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA). Isso representa 1,2% da população pernambucana, que gira em torno de 9 milhões de habitantes. O primeiro estado do Brasil com o maior número de pessoas com autismo é São Paulo, com 547.545 diagnósticos. Na sequência vem Minas Gerais (228.557), Rio de Janeiro (214.637), Bahia (144.928) e Paraná (132.604). Ainda na frente de Pernambuco, estão os estados do Ceará (126.548) e do Rio Grande do Sul (124.241). Em Pernambuco, Recife é a cidade com maior número de pessoas com diagnóstico, contabilizando 21.211 casos. Fechando os cinco municípios com maior número de pessoas com TEA estão: Jaboatão dos Guararapes (10.680), Petrolina (5.073), Caruaru (4.682) e Paulista (4.057). A cidade de Altinho, no Agreste pernambucano, apresenta o maior percentual de pessoas diagnosticadas com autismo em comparação a população residente no município, representando 2% dos habitantes. Na sequência vem as cidades de Quipapá, na Zona da Mata Sul, com 1,9% da população do município, além de Ouricuri, no Sertão, Macaparana, na Mata Norte, e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), todas com 1,7%. Ao todo no Brasil, foram contabilizadas pelo censo 2,4 milhões de pessoas com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) , o que corresponde a 1,2% da população brasileira. Essa é a primeira vez que informações sobre o TEA são categorizadas pelo IBGE.
Por Rebeca Siqueira 23 de maio de 2025
Foto: Amannda Oliveira 
Por Rebeca Siqueira 21 de maio de 2025
Nill Junior  A coordenação Técnica em Pernambuco do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, oficiou a Prefeitura de Arcoverde para interromper imediatamente obras no Pátio Ferroviário de Arcoverde. O local estava sendo preparado para o Pátio de Eventos que receberá o São João da cidade. Segundo o ofício 607/2025, assinado por Fernando Eraldo Medeiros, Superintendente do órgão em Pernambuco, obras irregulares estão sendo executadas na área sem anuência ou qualquer projeto de requalificação aprovado pelo órgão. “Trata-se de bem acautelado pelo IPHAN, ficando a municipalidade ciente de que a intervenção danosa e sem anuência em bens acautelados está sujeita à aplicação de sanções legais”. O ofício diz ainda que o município de Arcoverde vem reiteradamente realizando intervenções irregulares danosas nos bens ferroviários nos últimos anos e que o IPHAN buscou diversa ações de ordem administrativa visando reparar os danos causados e evitando a judicialização. “Todavia, uma vez constatada a reincidência de ações irregulares da prefeitura, informamos que acionaremos a Procuradoria Federal com vistas à adoção de medidas judiciais cabíveis”. Segundo o Procurador Pedro Melchior, a municipalidade se manifestará em nota da Secretaria de Comunicação. A dúvida é do impacto da recomendação na organização do São João, que promete ser um dos maiores do interio r.
Por Rebeca Siqueira 21 de maio de 2025
Foto: Divulgação 
Por Rebeca Siqueira 31 de janeiro de 2025
Carnaval de Arcoverde 2025 — Foto: Reprodução A prefeitura de Arcoverde , no Sertão de Pernambuco, divulgou nesta sexta-feira (31) a programação do Carnaval. A festa esse ano conta com atrações como Almir Rouche, Netinho, Alcymar Monteiro e Raça Negra. Este ano, a festa terá duração de quatro dias, acontecendo entre os dias 20 a 23 de fevereiro. Confira a programação Dia 20 Rafa e Pipo Almir Rouche Dia 21 Netinho Adnré Rio Dia 22 Marcio Dhuha Alcymar Monteiro Dia 23 Raça Negra Marrom Brasileiro
Por Rebeca Siqueira 31 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação/SDS Diário de PE A Secretaria de Defesa Social (SDS) promoveu reuniões com as prefeituras da Zona da Mata, Agreste e Sertão para discutir estratégias para o Carnaval de 2025. O encontro foi coordenado pela secretária executiva, Dominique de Castro Oliveira e contou com a presença de cidades como Paudalho, Nazaré da Mata, Bezerros, Triunfo e Pesqueira. As entidades se reuniram no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) para planejar as operações de segurança, levando em conta as peculiaridades de cada cidade. As reuniões de trabalho contaram com a presença dos integrantes das Operativas das Forças de Segurança pernambucanas. Na ocasião, as prefeituras convidadas fizeram a apresentação inicial dos seus eventos, descrevendo as programações, atrações, dias e horários, além de informarem a estrutura de apoio para as equipes da Defesa Social que irão atuar em cada localidade. Em seguida, as Operativas da SDS explanaram o planejamento previsto para os municípios. "Neste ano, estamos dialogando com mais municípios e ampliando as parcerias para uma atuação cada vez mais efetiva, pois ao conseguirmos um maior engajamento dos entes municipais, estaremos unindo esforços conjuntos e assegurando um Carnaval ainda mais seguro, alegre e democrático. Nos lançamos num desafio maior, mas temos a certeza de que os frutos que vamos colher serão proporcionais e farão toda a diferença", pontuou Dominique de Castro Oliveira. Papangus de Bezerros Em Bezerros, são esperadas mais de 300 mil pessoas para curtirem um número superior a 100 atrações artísticas e culturais em 6 polos de animação. Carnaval Multicultural do Paudalho As principais ruas do município são tomadas por milhares de foliões, que podem curtir blocos carnavalescos, blocos líricos, escolas de samba, maracatus, caboclinhos e outras diversas manifestações culturais. Maracatus de Nazaré da Mata A Terra do Maracatu possui um dos mais tradicionais carnavais do Estado, reconhecido por sua riqueza cultural. A festa é marcada por desfiles, apresentações musicais e manifestações típicas da região, como os caboclos de lança. Carnaval dos Caretas de Triunfo Considerado o polo oficial da folia no Sertão pernambucano, o Carnaval de Triunfo conta com vários grupos folclóricos, maracatus e mais de 30 blocos que vão desfilar pelas ladeiras e por entre os sobrados centenários do município. " Caiporas de Pesqueira Carnaval bastante diversificado, conta com atrações como caiporas, frevo, afoxés e trios elétricos.
Por Rebeca Siqueira 26 de janeiro de 2024
No nordeste apenas os estados da Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte e a Paraíba receberão os imunizantes. (Foto: Reprodução/Agência Brasil) Diário de Pernambuco Pernambuco está fora da primeira etapa da vacinação nacional contra a dengue. A informação foi confirmada, nesta quinta-feira (25), pelo escritório do Ministério da Saúde no Estado e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Nesta primeira etapa de imunização, que deve começar em fevereiro deste ano, serão benefiados moradores de 521 municípios do País. Veja a lista completa dos municípios contemplados, disponível aqui . No nordeste apenas os estados da Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte e a Paraíba receberão os imunizantes. No Sul, apenas o Rio Grande do Sul está fora da lista. De acordo com nota divulgada pela SES-PE, "Pernambuco não foi contemplado com o Plano de Vacinação contra a dengue". Ainda segundo a administração estadual, o Ministério da Saúde alegou probolemas com a "capacidade limitada de produção de vacinas pelo laboratório". Por isso, acrescentou o Governo do Estado, foi "necessário definir critérios para estratégia de vacinação em conjunto com as entidades representantes de estados e municípios". Ainda de acordo com a SES-PE, para entrar nos critérios do Ministério da Sáude seria preciso atender a alguns pré-requisitos. Entre eles, estão: Municípios de grande porte (mais de 100 mil habitantes) com alta transmissão de dengue; Maior número de casos em 2023 e 2024; Predominância do sorotipo DENV2 (dezembro de 2023); Definição por Regiões de Saúde, abrangendo todas as regiões do país. Questionado pelo Diario de Pernambuco, nesta quinta, o escritório do Ministério da Saúde no Estado afirmou que Pernambuco não atendeu aos critérios estabelecidos que foram acordados entre a pasta federal, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Quem vai ter vacina Nesta quinta, o ministério disse quais municípios terão prioridade para receber a vacina. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença. A pasta confirmou ainda que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada. “A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica.” “Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.” Esquema O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec). Principais sintomas da dengue. (Foto: Reprodução/Agência Brasil) Dengue em Pernambuco Conforme dados divulgados esta semana pela SES-PE, entre os dias 1º de janeiro de 2023 e o dia 30 de dezembro do mesmo ano, foram contabilizados 3.262 casos da doença, sendo 54 considerados graves e três óbitos. Entre os dias 31 de dezembro de 2023 e 20 de janeiro de 2024, foram confirmados 35 casos de dengue. Também há 282 casos em investigação.
Por Rebeca Siqueira 26 de janeiro de 2024
Procurador-geral de Justiça Marcos Carvalho (Foto: Rafael Vieira/DP) Diário de Pernambuco O planejamento estratégico do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para o período de 2024-2029 tem entre suas prioridades o combate à insegurança em todos os níveis, incluindo a prevenção e repressão à violência policial; a defesa do direito à educação, especialmente à educação inclusiva; segurança alimentar; acesso à água potável; tratamento de esgoto; preservação de biomas; e fortalecimento da atenção primária e da saúde mental no SUS. O MPPE também dará atenção especial à promoção da igualdade racial, resolução de questões fundiárias, garantia de direitos da mulher, da pessoa idosa ou com deficiência e da população LGBT. Em entrevista ao Diario, o procurador-geral de Justiça, Marcos Carvalho, enfatizou que o MPPE tem 13 objetivos a cumprir e foram definidos 27 temas prioritários a serem trabalhados ao longo dos próximos seis anos nas principais áreas de atuação. “A nossa meta é tornar a instituição cada vez mais eficiente e sustentável, fortalecendo a integração interna e o diálogo com a sociedade”, ressaltou. Em 2023, de acordo com o procurador-geral, a Ouvidoria do MPPE recebeu 19,1 mil denúncias, sendo 30% relacionadas à gestão do patrimônio público e outras 30% referentes a problemas nas áreas de educação, saúde, habitação e meio ambiente. “Na defesa do patrimônio público, contra a improbidade administrativa, contamos com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO), que passou a ter mais espaço e ganhou reforço de equipe em 2023”, destacou. O grupo desvendou no ano passado uma organização criminosa que causou prejuízo de mais de R$ 64 milhões aos cofres do Detran. Também foi criado o Núcleo de Combate à Sonegação Fiscal, que integra o GAECO e representa o MPPE no Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de Pernambuco (CIRA). Esse Comitê foi implementado em 2023 pelo MPPE e demais instituições participantes: Secretaria da Fazenda Estadual (SEFAZ-PE), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), por meio da Delegacia de Polícia de Crimes Contra a Ordem Econômica (DECCOT). A atuação do CIRA conseguiu restituir à Receita Estadual R,3 milhões entre janeiro e 12 de dezembro de 2023. Nesse período,, 294 mediações foram capitaneadas pelo Ministério Público, envolvendo a SEFAZ-PE, a PGE e contribuintes com débitos inscritos em dívida ativa, possibilitando o pagamento de tributos, principalmente o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Desde agosto de 2023 as equipes das quatro instituições participantes do Comitê passaram a trabalhar numa mesma sede, o que facilita a interlocução e análise dos casos, principalmente os que envolvem grandes e médios contribuintes em débito com os impostos estaduais. “Com a mediação, evita-se o litígio ou o prolongamento de um processo, restituindo os recursos devidos aos cofres públicos”, avalia o procurador-geral de Justiça, Marcos Carvalho. Foram instalados no MPPE, no ano passado, também, sete Grupos de Atuação Conjunta Especializada (GACEs) para atuar em força-tarefa em áreas como meio ambiente, saúde, infância e controle da atividade policial. Segundo o procurador-geral, todos os esforços feitos em 2023 e os desenhados para 2024 visam qualificar a atividade de rotina de todas as promotorias, nas demandas criminais e cíveis, como também na atuação em defesa de políticas públicas, com recomendações, termos de ajustamento de conduta e ações civis públicas, quando necessário. Marcos Carvalho destaca que este ano haverá recomposição do quadro funcional com a nomeação de novos promotores.
Show More