Correios oferece 4.382 vagas para programa de jovem aprendiz; há oportunidades para Arcoverde

Rebeca Siqueira • 23 de março de 2023

Compartilhar

FolhaPE


Os Correios divulgaram a abertura de 4.382 vagas para todo o Brasil em seu programa de jovem aprendiz. Do total, 139 oportunidades são para Pernambuco. Podem participar da seleção estudantes com idade entre 14 e 21 anos, que estejam cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental.

As inscrições serão abertas na segunda-feira (27) e seguem até o dia 21 de abril no 
site dos Correios. Do total de vagas, 10% serão destinadas aos candidatos com deficiência e 20%, aos que se declararem pretos e pardos.

A seleção simplificada será realizada por pontuação, que levará em consideração a comprovação de requisitos referentes à renda familiar, idade, tipo de instituição de ensino onde o interessado estuda e a participação em projetos sociais. O 
edital com todos os detalhes também está disponível no site dos Correios.

A jornada de trabalho é de 20 horas semanais, que serão distribuídas em quatro horas diárias, divididas em atividades teóricas e práticas, no turno da manhã ou tarde. Os selecionados receberão o salário-mínimo-hora, conforme piso salarial de cada estado, além de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme. 

Em Pernambuco, as 139 vagas estão distribuídas para as cidades de Recife, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima, Camaragibe, Paulista, Limoeiro, Goiana, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Belo Jardim e Bezerros.

Ainda há oportunidades em Carpina, Caruaru, Escada, Garanhuns, Gravatá, Palmares, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Ribeirão, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Surubim, Timbaúba e Vitória de Santo Antão.


Por Rebeca Siqueira 23 de maio de 2025
TRE O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) informa o fechamento temporário do Cartório Eleitoral de Sertânia (62ª Zona Eleitoral), no período de 28 a 30 de maio. O fechamento se dará por ordem administrativa. Neste período, os eleitores poderão utilizar o Autoatendimento Eleitoral para acessar serviços on-line, como emissão de título e de certidões, pagamento de multas e alterações no cadastro eleitoral. Acesse aqui .
Por Rebeca Siqueira 23 de maio de 2025
TEA - AUTISMO (Roberto Dziura Jr/AEN-PR) Diário de PE Pernambuco é o oitavo estado brasileiro com o maior número de pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA), segundo resultados preliminares do Censo Demográfico 2022 divulgados, nesta sexta-feira (23), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) . Ao todo, o Estado contabiliza 105.852 pessoas com diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA). Isso representa 1,2% da população pernambucana, que gira em torno de 9 milhões de habitantes. O primeiro estado do Brasil com o maior número de pessoas com autismo é São Paulo, com 547.545 diagnósticos. Na sequência vem Minas Gerais (228.557), Rio de Janeiro (214.637), Bahia (144.928) e Paraná (132.604). Ainda na frente de Pernambuco, estão os estados do Ceará (126.548) e do Rio Grande do Sul (124.241). Em Pernambuco, Recife é a cidade com maior número de pessoas com diagnóstico, contabilizando 21.211 casos. Fechando os cinco municípios com maior número de pessoas com TEA estão: Jaboatão dos Guararapes (10.680), Petrolina (5.073), Caruaru (4.682) e Paulista (4.057). A cidade de Altinho, no Agreste pernambucano, apresenta o maior percentual de pessoas diagnosticadas com autismo em comparação a população residente no município, representando 2% dos habitantes. Na sequência vem as cidades de Quipapá, na Zona da Mata Sul, com 1,9% da população do município, além de Ouricuri, no Sertão, Macaparana, na Mata Norte, e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), todas com 1,7%. Ao todo no Brasil, foram contabilizadas pelo censo 2,4 milhões de pessoas com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) , o que corresponde a 1,2% da população brasileira. Essa é a primeira vez que informações sobre o TEA são categorizadas pelo IBGE.
Por Rebeca Siqueira 23 de maio de 2025
Foto: Amannda Oliveira 
Por Rebeca Siqueira 21 de maio de 2025
Nill Junior  A coordenação Técnica em Pernambuco do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, oficiou a Prefeitura de Arcoverde para interromper imediatamente obras no Pátio Ferroviário de Arcoverde. O local estava sendo preparado para o Pátio de Eventos que receberá o São João da cidade. Segundo o ofício 607/2025, assinado por Fernando Eraldo Medeiros, Superintendente do órgão em Pernambuco, obras irregulares estão sendo executadas na área sem anuência ou qualquer projeto de requalificação aprovado pelo órgão. “Trata-se de bem acautelado pelo IPHAN, ficando a municipalidade ciente de que a intervenção danosa e sem anuência em bens acautelados está sujeita à aplicação de sanções legais”. O ofício diz ainda que o município de Arcoverde vem reiteradamente realizando intervenções irregulares danosas nos bens ferroviários nos últimos anos e que o IPHAN buscou diversa ações de ordem administrativa visando reparar os danos causados e evitando a judicialização. “Todavia, uma vez constatada a reincidência de ações irregulares da prefeitura, informamos que acionaremos a Procuradoria Federal com vistas à adoção de medidas judiciais cabíveis”. Segundo o Procurador Pedro Melchior, a municipalidade se manifestará em nota da Secretaria de Comunicação. A dúvida é do impacto da recomendação na organização do São João, que promete ser um dos maiores do interio r.
Por Rebeca Siqueira 21 de maio de 2025
Foto: Divulgação 
Por Rebeca Siqueira 31 de janeiro de 2025
Carnaval de Arcoverde 2025 — Foto: Reprodução A prefeitura de Arcoverde , no Sertão de Pernambuco, divulgou nesta sexta-feira (31) a programação do Carnaval. A festa esse ano conta com atrações como Almir Rouche, Netinho, Alcymar Monteiro e Raça Negra. Este ano, a festa terá duração de quatro dias, acontecendo entre os dias 20 a 23 de fevereiro. Confira a programação Dia 20 Rafa e Pipo Almir Rouche Dia 21 Netinho Adnré Rio Dia 22 Marcio Dhuha Alcymar Monteiro Dia 23 Raça Negra Marrom Brasileiro
Por Rebeca Siqueira 31 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação/SDS Diário de PE A Secretaria de Defesa Social (SDS) promoveu reuniões com as prefeituras da Zona da Mata, Agreste e Sertão para discutir estratégias para o Carnaval de 2025. O encontro foi coordenado pela secretária executiva, Dominique de Castro Oliveira e contou com a presença de cidades como Paudalho, Nazaré da Mata, Bezerros, Triunfo e Pesqueira. As entidades se reuniram no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) para planejar as operações de segurança, levando em conta as peculiaridades de cada cidade. As reuniões de trabalho contaram com a presença dos integrantes das Operativas das Forças de Segurança pernambucanas. Na ocasião, as prefeituras convidadas fizeram a apresentação inicial dos seus eventos, descrevendo as programações, atrações, dias e horários, além de informarem a estrutura de apoio para as equipes da Defesa Social que irão atuar em cada localidade. Em seguida, as Operativas da SDS explanaram o planejamento previsto para os municípios. "Neste ano, estamos dialogando com mais municípios e ampliando as parcerias para uma atuação cada vez mais efetiva, pois ao conseguirmos um maior engajamento dos entes municipais, estaremos unindo esforços conjuntos e assegurando um Carnaval ainda mais seguro, alegre e democrático. Nos lançamos num desafio maior, mas temos a certeza de que os frutos que vamos colher serão proporcionais e farão toda a diferença", pontuou Dominique de Castro Oliveira. Papangus de Bezerros Em Bezerros, são esperadas mais de 300 mil pessoas para curtirem um número superior a 100 atrações artísticas e culturais em 6 polos de animação. Carnaval Multicultural do Paudalho As principais ruas do município são tomadas por milhares de foliões, que podem curtir blocos carnavalescos, blocos líricos, escolas de samba, maracatus, caboclinhos e outras diversas manifestações culturais. Maracatus de Nazaré da Mata A Terra do Maracatu possui um dos mais tradicionais carnavais do Estado, reconhecido por sua riqueza cultural. A festa é marcada por desfiles, apresentações musicais e manifestações típicas da região, como os caboclos de lança. Carnaval dos Caretas de Triunfo Considerado o polo oficial da folia no Sertão pernambucano, o Carnaval de Triunfo conta com vários grupos folclóricos, maracatus e mais de 30 blocos que vão desfilar pelas ladeiras e por entre os sobrados centenários do município. " Caiporas de Pesqueira Carnaval bastante diversificado, conta com atrações como caiporas, frevo, afoxés e trios elétricos.
Por Rebeca Siqueira 26 de janeiro de 2024
No nordeste apenas os estados da Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte e a Paraíba receberão os imunizantes. (Foto: Reprodução/Agência Brasil) Diário de Pernambuco Pernambuco está fora da primeira etapa da vacinação nacional contra a dengue. A informação foi confirmada, nesta quinta-feira (25), pelo escritório do Ministério da Saúde no Estado e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Nesta primeira etapa de imunização, que deve começar em fevereiro deste ano, serão benefiados moradores de 521 municípios do País. Veja a lista completa dos municípios contemplados, disponível aqui . No nordeste apenas os estados da Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte e a Paraíba receberão os imunizantes. No Sul, apenas o Rio Grande do Sul está fora da lista. De acordo com nota divulgada pela SES-PE, "Pernambuco não foi contemplado com o Plano de Vacinação contra a dengue". Ainda segundo a administração estadual, o Ministério da Saúde alegou probolemas com a "capacidade limitada de produção de vacinas pelo laboratório". Por isso, acrescentou o Governo do Estado, foi "necessário definir critérios para estratégia de vacinação em conjunto com as entidades representantes de estados e municípios". Ainda de acordo com a SES-PE, para entrar nos critérios do Ministério da Sáude seria preciso atender a alguns pré-requisitos. Entre eles, estão: Municípios de grande porte (mais de 100 mil habitantes) com alta transmissão de dengue; Maior número de casos em 2023 e 2024; Predominância do sorotipo DENV2 (dezembro de 2023); Definição por Regiões de Saúde, abrangendo todas as regiões do país. Questionado pelo Diario de Pernambuco, nesta quinta, o escritório do Ministério da Saúde no Estado afirmou que Pernambuco não atendeu aos critérios estabelecidos que foram acordados entre a pasta federal, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Quem vai ter vacina Nesta quinta, o ministério disse quais municípios terão prioridade para receber a vacina. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença. A pasta confirmou ainda que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada. “A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica.” “Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.” Esquema O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec). Principais sintomas da dengue. (Foto: Reprodução/Agência Brasil) Dengue em Pernambuco Conforme dados divulgados esta semana pela SES-PE, entre os dias 1º de janeiro de 2023 e o dia 30 de dezembro do mesmo ano, foram contabilizados 3.262 casos da doença, sendo 54 considerados graves e três óbitos. Entre os dias 31 de dezembro de 2023 e 20 de janeiro de 2024, foram confirmados 35 casos de dengue. Também há 282 casos em investigação.
Por Rebeca Siqueira 26 de janeiro de 2024
Procurador-geral de Justiça Marcos Carvalho (Foto: Rafael Vieira/DP) Diário de Pernambuco O planejamento estratégico do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para o período de 2024-2029 tem entre suas prioridades o combate à insegurança em todos os níveis, incluindo a prevenção e repressão à violência policial; a defesa do direito à educação, especialmente à educação inclusiva; segurança alimentar; acesso à água potável; tratamento de esgoto; preservação de biomas; e fortalecimento da atenção primária e da saúde mental no SUS. O MPPE também dará atenção especial à promoção da igualdade racial, resolução de questões fundiárias, garantia de direitos da mulher, da pessoa idosa ou com deficiência e da população LGBT. Em entrevista ao Diario, o procurador-geral de Justiça, Marcos Carvalho, enfatizou que o MPPE tem 13 objetivos a cumprir e foram definidos 27 temas prioritários a serem trabalhados ao longo dos próximos seis anos nas principais áreas de atuação. “A nossa meta é tornar a instituição cada vez mais eficiente e sustentável, fortalecendo a integração interna e o diálogo com a sociedade”, ressaltou. Em 2023, de acordo com o procurador-geral, a Ouvidoria do MPPE recebeu 19,1 mil denúncias, sendo 30% relacionadas à gestão do patrimônio público e outras 30% referentes a problemas nas áreas de educação, saúde, habitação e meio ambiente. “Na defesa do patrimônio público, contra a improbidade administrativa, contamos com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO), que passou a ter mais espaço e ganhou reforço de equipe em 2023”, destacou. O grupo desvendou no ano passado uma organização criminosa que causou prejuízo de mais de R$ 64 milhões aos cofres do Detran. Também foi criado o Núcleo de Combate à Sonegação Fiscal, que integra o GAECO e representa o MPPE no Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de Pernambuco (CIRA). Esse Comitê foi implementado em 2023 pelo MPPE e demais instituições participantes: Secretaria da Fazenda Estadual (SEFAZ-PE), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), por meio da Delegacia de Polícia de Crimes Contra a Ordem Econômica (DECCOT). A atuação do CIRA conseguiu restituir à Receita Estadual R,3 milhões entre janeiro e 12 de dezembro de 2023. Nesse período,, 294 mediações foram capitaneadas pelo Ministério Público, envolvendo a SEFAZ-PE, a PGE e contribuintes com débitos inscritos em dívida ativa, possibilitando o pagamento de tributos, principalmente o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Desde agosto de 2023 as equipes das quatro instituições participantes do Comitê passaram a trabalhar numa mesma sede, o que facilita a interlocução e análise dos casos, principalmente os que envolvem grandes e médios contribuintes em débito com os impostos estaduais. “Com a mediação, evita-se o litígio ou o prolongamento de um processo, restituindo os recursos devidos aos cofres públicos”, avalia o procurador-geral de Justiça, Marcos Carvalho. Foram instalados no MPPE, no ano passado, também, sete Grupos de Atuação Conjunta Especializada (GACEs) para atuar em força-tarefa em áreas como meio ambiente, saúde, infância e controle da atividade policial. Segundo o procurador-geral, todos os esforços feitos em 2023 e os desenhados para 2024 visam qualificar a atividade de rotina de todas as promotorias, nas demandas criminais e cíveis, como também na atuação em defesa de políticas públicas, com recomendações, termos de ajustamento de conduta e ações civis públicas, quando necessário. Marcos Carvalho destaca que este ano haverá recomposição do quadro funcional com a nomeação de novos promotores.
Show More