Anticoncepcionais e fraldas itens do Farmácia Popular passam a ser gratuitos
Compartilhar
As 55 milhões de pessoas beneficiárias do Bolsa Família já podem retirar gratuitamente os 40 medicamentos disponíveis no Programa Farmácia Popular. Uma medida inédita, anunciada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (07.06). O evento em Recife marcou a retomada do programa do Ministério da Saúde.
Para o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, a integração entre as iniciativas é mais uma demonstração que o Governo Federal trabalha para que as políticas públicas atendam às famílias mais vulneráveis no conjunto de suas necessidades.
“É mais uma prova que o Bolsa Família é mais que um programa de transferência de renda. Ele está integrado com vários outros programas para oferecer dignidade e qualidade de vida”, comemorou o titular do MDS.Até o momento, o Farmácia Popular disponibilizava medicamentos gratuitos para asma, hipertensão e diabetes. Os outros tratamentos eram oferecidos com preços mais baixos, no modelo de copagamento. A partir de agora, os beneficiários do Bolsa Família têm acesso a todos os medicamentos disponíveis no programa para o tratamento de diversas doenças sem custos.
“O Programa Farmácia Popular também coloca os mais pobres no orçamento. Garante que a população que está no Bolsa Família receba gratuitamente 40 tipos de medicamentos mediante a apresentação da receita. Com isso, as pessoas economizam o dinheiro que recebem do Bolsa Família e podem usá-lo para compra de alimentos e outras necessidades”, prosseguiu o ministro Wellington Dias.
Os remédios indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos passam a ser gratuitos para todas as mulheres, beneficiadas ou não com o programa social.Todos os medicamentos do rol do programa também passam a ser gratuitos para a população indígena atendida nos Distritos Sanitários Especiais (DSEI).
Para retirar os medicamentos, basta o beneficiário do Bolsa Família ir até a farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF. O reconhecimento do vínculo ao programa ocorrerá automaticamente pelo sistema, não sendo necessário cadastro prévio.






